"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos." (Willian Shakespeare)

10 de setembro de 2011

Pão de Ló - para Aniversário!!

Gente, sou muito fã do pão de ló.
Faço há muitos anos e nem preciso mais de receita, pois já decorei... de tanto fazer!
Sua massa fica sempre fofinha, macia e leve. Não tem erro.

Para quem não conhece, vale experimentar:


INGREDIENTES

6 ovos
3 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite fervente
6 colheres (sopa) de óleo
1 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó

obs: esta receita é para fazer um bolo grande:
       40 x 30 x 6 cm

MODO DE PREPARO

Bata as claras em neve e reserve.
Bata o açúcar, as gemas, o óleo e um pouquinho do leite (cerca de 1/3 da xícara para dar a liga). Bata muito bem, até ficar um creme claro e homogêneo.
Enquanto isso, ferva o leite.
Diminua a potência da batedeira e despeje o leite fervente bem devagar.
Bata um pouco e acrescente agora a farinha de trigo bem devagar.
Lembre-se que a farinha de trigo não pode ser batida por muito tempo.
Junte também o fermento em pó.
Após a massa ficar bem cremosa, junte as claras em neve e bata a mão, com ajuda de uma espátula ou colher. Misture delicadamente para não desmanchar as claras em neve... este é o segredo para o bolo ficar bem fofinho.

Despeje numa assadeira untada.
Lembre-se de pré-aquecer o forno a 200ºC.

O bolo, por ser grande, deve ficar em forno baixo, no máximo 200ºC.



Fica pronto em cerca de 50 minutos.

Acabei de fazer esta receita (em dobro) para um aniversário com cerca de 60 pessoas.
Fiz um recheio de brigadeiro, outro de marshmallow com cacau em pó e a cobertura de marshmallow.

Delícia!

Veja algumas dicas de bolo aqui:

47 comentários:

  1. muito bom vou fazer pois faço encomenda e meu bolo dps de desligar o forno ele murcha por isso vou tentar fazer esse obrigado

    ResponderExcluir
  2. adorei essa receita vou fazer para festa do meu filho de 4 aninhos e no dia eu voltop pra dizer se deu certo ou nao tomara que de beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Paula!!Tenho o bolo do meu chá de bebe pra fazer pretendo fazer ele de 3 andares pois é pra 40 pessoas!Essa receita rende mais ou menos quantos kg?Podes me ajudar nessa?Meu email é luanaqmr@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não ter visto antes a tua pergunta!
      fiquei ausente muito tempo daqui...
      Nunca calculei quanto kg o bolo pesa, mas dá sim para 40 pessoas...

      Excluir
  4. O bolo é muito bom:) Eu fiz ontem e toda a gente adorou! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer de
    pois eu comento se ficou bom...

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz...ficou MARA....AMEI

    ResponderExcluir
  7. adorei fiz para festa de aniversario da minha fila de 7 anos, todos gostaram a massa é ótima o bolo tem um otimo tamanho para festa e é saboroso

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! O óleo pode ser substituído por margarina? Se sim, qual seria a medida? Mesmo uma pessoa sem prática tem condições de fazer essa receita e o bolo ficar bom?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não tenho experiência com margarina. Acredito que possa dar certo - tente 2 colheres cheias de margarina.
      Se vc seguir certinho vai dar certo sim!!
      Depois me conta!
      ;-)

      Excluir
  9. Ola ficou um espetáculo...eu recomendo para todos...Deus Abençoe...

    ResponderExcluir
  10. Se eu quiser de chocolate, acrescento que quantidade?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Se for chocolate tipo do Padre, acredito que vc pode acrescentar 1/2 xícara.
      Eu costumo fazer tipo Mármore.
      Coloco 3/4 da massa na assadeira.
      Acrescento 2 colheres de chocolate na massa restante. Misturo bem e depois vou fazendo desenhos sobre a massa que já está na assadeira.
      O bolo fica lindo!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Boa noite!
      Xícara só tem um tamanho, equivale a 240mL :)
      Abraço

      Excluir
  12. Lindo bolo, parabéns, gostaria de saber o pouco leite p liga tem que ser quente e se eu não quiser por manteiga nem óleo o que acontece bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marry... tudo na cozinha tem seus segredinhos... o leite fervente ajuda na dissolução do açúcar... e se não colocar óleo (que é o ingrediente da receita) vai dar alteração na liga. Provavelmente ficará um bolo quebradiço.
      Experimente e depois me conte.
      Abraço.

      Excluir
    2. Obrigada, querida vou fazer a receita como manda bjos

      Excluir
  13. Gente eu fiz e ficou delicioso

    ResponderExcluir
  14. Olá,fiz esse bolo no aniversário do meu filho ficou ótimo,amei a receita.
    Mas quero fazer de chocolate,ser a que posso acrescentar 2 colheres de cacau em pó?

    ResponderExcluir
  15. vou fazer hoje tomara que de certo

    ResponderExcluir
  16. vou fazer hoje tomara que de certo .amanha e o niver da minha pequena

    ResponderExcluir
  17. vou fazer hoje tomara que de certo pois amanha e o niver da minha pequena

    ResponderExcluir
  18. Olá... Gostaria de saber se essa massa é fácil para dividir em camadas. Ela é bem firme?

    ResponderExcluir
  19. Cara muito bom !
    Muito bom mesmo !
    Eu fiz ontem pro niver da minha mãe, Ela fez 70 anos
    Foi Top a massa do bolo muito gostoso macio não fica aquela massa seca bem molhadinha e gostosa
    Obrigada amei
    A minha só deu uma baixada no meio
    Será porque?

    ResponderExcluir
  20. Esse tantinho de leite q vc fala, seria quanto mais ou menos?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite. Para fazer um bolo pra 60 pessoas é a receita dobrada com 12 ovos ou normal com 6 ?

    ResponderExcluir
  22. E depois d tirar do forno murcha?

    ResponderExcluir
  23. Estou fazendo já volto pra dizer resultado

    ResponderExcluir
  24. O meu n deu certo ficou baixo e embatumado fiz o segundo está quebradiço pq será???

    ResponderExcluir
  25. fiz em 2016 3 vezes e em 2017 2 vezes também . não tem como errar...o segredo são as claras...ótima receita. APROVADÍSSIMO.
    JÁ PASSEI PRA FAMÍLIA TODA.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da receita!
      O segredo são as claras em neve e leite fervente...

      Excluir
  26. O pouco de leite para dar liga é uma quantidade a parte(se sim, quanto seria?) ou tiro um pouco da 1 1/2 Xícara?

    ResponderExcluir
  27. Oi eu tenho uma duvida e gostaria de saber qual o tamanho da colher na hora de colocar o fermento se colher de sobremesa ou colher em tamanho médio

    ResponderExcluir
  28. Oi algem sabe me informar 11/2 colheres de fermento é uma colher grande dessa normal ou é uma colher de sobremesa

    ResponderExcluir
  29. Muito boa essa receita!obrigada.

    ResponderExcluir